Texto por Gustavo Ramos.
O time da MAD Lions era o franco favorito ao primeiro lugar do Grupo A da Fase de Entrada do mundial, mas os resultados mostraram o contrário. A equipe teve uma performance ruim, com somente uma vitória sobre o time da INTZ, e acabou ficando em 4 lugar e pode disputar a primeira MD5, mas perdeu para a equipe da SuperMassive por 3X2 sendo eliminada no mundial na fase de entrada, indo contra todas as expectativas e análises de todos os especialistas no mundo.
Desde a adição da fase de entrada no mundial, que ocorreu em 2017, nunca uma equipe de região minor derrotou uma major em MD5, então podemos dizer que este é o maior upset da história da fase de entrada. Essa atuação gera muitas duvidas em quem não acompanha o cenário competitivo Europeu, e até mesmo quem acompanha tem seus questionamentos, será mesmo que a MAD era um grande time, ou se eles tiltaram e até mesmo questionar se o nível da LEC ainda é o mesmo do ano passado. Isso são questionamentos aceitáveis, pois a equipe que bateu de frente com times como G2 e Fnatic teve atuações medíocres nesta fase de entrada, sendo dominado por boa parte dos times.
Acredito que o pensamento mais plausível seja a possibilidade do time ter tiltado em palco internacional, pois esta é uma line-up de novatos com pouca experiência, não só em palco internacional, mas em qualquer stage, porque devido aos acontecimentos deste ano boa parte do campeonato foi em casa, e todos sabemos que a pressão do palco acaba fazendo com que alguns novatos tenham underperform. Os analistas comentaram de perda de rendimento do time como um todo, porém os jogadores que mais fizeram falta foram Kaiser (Suporte) e Shad0w (Jungler).
O suporte teve uma atuação muito fora do comum, comprando pequenas lutas na sides totalmente desfavoráveis e sem visão e rodando pouco o mapa. A rotação de mapa e o trabalho com o Jungle são algumas das principais características do jogador, que quase não fez isso durante sua participação no campeonato. O Jungler foi outro que teve uma atuação muito apagada, sendo pouco relevante para a maioria das partidas em que atuou, uma prova disso foi o controle de objetivos da MAD: em 5 jogos da fase regular do play-in eles pegaram apenas 10 dragões, pegando a alma do dragão somente uma vez, no jogo de desempate contra a INTZ, e se falarmos do outro lado do mapa a situação é ainda pior, pois a equipe da MAD não pegou nenhum Arauto e somente dois Barões.
Na vitória contra INTZ no primeiro jogo da Fase de Entrada, Shad0w parecia estar sempre atrasado nos objetivos da parte de cima do mapa, o que no jogo da contra a Legacy, por exemplo, rendeu lutas no rio que entregaram a vantagem para o time da LGC que foram cruciais para a derrota deles (Todos os dados aqui não incluem a MD5 contra o time da SuperMassive).
Em transmissão, Gustavo “Melão” revelou que o Head Coach do time, Peter Dun, disse que o jogador estava sentindo a pressão por ser o único caçador Chinês do Mundial, mas não disse que isso afetou o jogo do atleta, no entanto essa é uma conclusão plausível, já que os resultados em game mostraram uma clara diminuição de rendimento, por isso dá para se especular que o time teve essa performance pois sentiu a pressão e não conseguiu apresentar o seu estilo de jogo, e todos nós sabemos que isso acontece com diversos atletas e é muito comum.
A equipe realmente frustrou as expectativas de todos e não dá para saber exatamente o que aconteceu com eles, que foram de favoritos à eliminados e amargaram a pior campanha de um time europeu até hoje. Só nos resta continuar assistindo o mundial para que possamos responder outras perguntas que foram levantada por muitos: será que a Europa caiu de rendimento, ou foi somente um problema da MAD? E o seed 4 das regiões major não é tão forte quanto pensávamos?
