Na manhã desta terça-feira (01), a Riot Games anunciou mudanças no formato do Mundial 2020 por conta da ausência dos times vietnamitas na competição, causada por proibições de voos em razão da pandemia do novo Coronavírus.
De acordo com o anúncio feito através do lolesports.com, a empresa buscou todas as alternativas existentes para contar com as duas equipes vindas do Vietnam, mas optou por respeitar todas as decisões dos órgãos de saúde e dar prioridade a segurança dos jogadores, portanto, ao invés de 24 equipes, o Worlds contará agora com 22 times.
A grande mudança acontece no Play-in (fase de entrada) e afeta diretamente o campeão do CBLOL que será definido no próximo sábado (5). Antes, o Play-in contava com 12 times, divididos em quatro grupos de três equipes. Agora, a mesma fase contará com 10 times, sendo divididos em dois grupos de cinco equipes. Nesses grupos, todos os times se enfrentam apenas uma vez, totalizando quatro partidas por equipe.
O primeiro colocado se classifica automaticamente para a fase de grupos, o último colocado será eliminado. O terceiro e quarto colocado se enfrentam em uma disputa md5, onde o perdedor é eliminado e o vencedor avança para uma nova melhor de cinco, dessa vez contra o segundo colocado do outro grupo. O vencedor desse confronto também conquista a vaga para a fase de grupos.

Como o Vietnam possuía duas vagas, uma na fase de entrada e uma para a fase de grupos, o seed 3 da LCK foi automaticamente classificado para a fase de grupos, para não afetar o andamento da competição.

Vale ressaltar que o Worlds 2020 começa no dia 25 de setembro, em Xangai, na China. O evento que reúne as melhores equipes do mundo tem a final programada para 31 de outubro.
