A Valve, empresa desenvolvedora do jogo Counter-Strike: Global Offensive, anunciou nesta quinta-feira (2) as principais mudanças que ocorrerão no Major deste ano. Devido à pandemia, o ESL One Rio 2020 será o único Major a ser disputado nesta temporada, e contará com o prêmio recorde de US$2 milhões. A nova data do torneio (que inicialmente estava programado para maio) será entre os dias 9 e 22 de novembro, devido a pandemia do covid-19.

Além disso, a desenvolvedora anunciou que as classificatórias serão disputadas novamente pelos times que já estão classificados e por novos times que estão por vir. Segundo a nota oficial, a medida foi tomada para que “o major tenha os melhores times do mundo. Então, “exigiremos que as atuais Lendas e os Desafiantes mostrem que ainda estão no topo de suas formas”, completa a declaração.

Em contramão dos últimos Majors e do que se vinha planejando para este, a Valve irá implementar um novo sistema de classificação. Agora os times se classificarão através de um Ranking, e não pelos Minors. Entretanto, as vagas continuam sendo regionais.

Com os Minors sendo substituídos por rankings regionais, as equipes receberão pontos durante a temporada e as melhores de cada região serão convidadas a participar do Major. Os detalhes de como funcionará o ranking e quais competições irão contabilizar o ranking ainda serão revelados.

Contudo, a Valve ainda anunciou que para um evento contabilizar pontos, deverá contar com os melhores times de sua região e possuir classificatórios. A competição poderá ter qualquer formato, online, offline ou premiação, mas precisa seguir esses requisitos.

Os primeiros torneios a contabilizarem para os Rankings Major Regionais ocorrerão em maio e serão organizado pela ESL, mesma empresa do Major. Todas as equipes que estavam previamente classificadas serão convidadas a participar e atuarão nas regiões onde estão localizadas atualmente. Portanto, se um elenco europeu encontra-se na América do Norte, ele disputará o regional americano.

O anúncio também afirma que os novos rankings darão premiação aos times e serão divididos em duas temporadas, assim como os Majors. Cada temporada terá uma premiação de US$ 255 mil dividida entre todas as regiões.