Na sexta-feira passada (13) e segunda-feira desta semana (16) tivemos a estreia de duas ligas que possuem uma ampla fase de grupos e contam com os principais times do planeta Terra, e que tiveram continuidade por se tratarem de campeonatos Online, ou seja, não apresentam risco de propagação do Covid-19.
A FLASHPOINT CS, campeonato que conta com sua primeira edição, oferece uma premiação de US$1 milhão, que atraiu equipes tradicionais do cenário, incluindo a brasileira MIBR e a também ex-campeã mundial Cloud9.
A ESL Pro League Season 11, que está em sua décima primeira edição, é um campeonato de grande tradição no cenário competitivo de Counter-Strike, e conta com as melhores equipes do mundo no cenário atual, além das brasileiras FURIA, Sharks e a recém-confirmada MIBR, que como já foi comentado, também participa da FLASHPOINT.
ESL Pro League
Resultados realmente surpreendentes ocorreram nas primeiras rodadas da ESL. Começando pelo grupo A, tivemos a estreia da quatro-vezes campeã do mundo e top 3 na maioria dos rankings mundiais, Astralis, contra a Ninjas In Pyjamas, que havia perdido a confiança de muitos fãs após a venda dos ídolos Get_Right e f0rest. Acontece que a NIP não tomou conhecimento não só da Astralis como de nenhum de seus adversários, e venceu todos os três jogos sem sequer perder um mapa.
Outros resultados surpreendentes neste grupo foram as vitórias da Team Spirit (que era cotada para ser a lanterna do grupo, juntamente da GODSENT) sobre as tradicionais ENCE e Vitality.
Do outro lado, no grupo B, as surpresas não pararam de acontecer. A atual campeã do IEM Katowice e melhor line do mundo de maneira absurdamente dominante, NaVi, estreou com duas derrotas para North e BIG, times pouco cotados para a disputa de títulos expressivos.
O grupo B terminou a semana um tanto quanto embolado e prejudicando o bolso de muitos apostadores, onde já não há mais times invictos e que ainda não tenham vencido uma partida sequer. As tabelas terminaram assim:
Grupo A
1º NIP – 9 pontos
2º Spirit – 6 pontos
3º Astralis – 6 pontos
4º Vitality – 6 pontos
5º ENCE – 0 pontos
6º GODSENT – 0 pontos
Grupo B
1º Fnatic – 6 pontos
2º BIG – 6 pontos
3º forZe – 6 pontos
4º North – 3 pontos
5º coL – 3 pontos
6º NaVi – 3 pontos
FLASHPOINT
Na flashpoint tivemos poucas partidas que chamaram atenção, entretanto, algo de muito curioso ocorreu com a brasileira Mibr. O time que vinha de uma fase distante de seu auge, com uma queda de rendimento que permitiu que saíssem do top 20 da maior parte dos rankings mundiais, estreou com derrota contra a Chaos.
Isso foi suficiente para gerar uma série de críticas contra os jogadores e a organização, tendo como alvo principal o ítalo-brasileiro Vito Giuseppe, o kng. Entretanto, na partida seguinte contra a Envy, a equipe demonstrou um domínio total, conseguindo um 2-0 com pouquíssimas dificuldades e partidas brilhantes de “kn”.
Também pudemos assistir duas vitórias da americana Cloud9, que já está classificada para a próxima etapa do torneio. Os resultados da semana terminaram assim:
21/03 – Grupo B (Winner) – Gen.G 0 x 2 Chaos
21/03 – Grupo A (Lower) – MAD Lions 2 x 1 Copenhagen Flames
20/03 – Grupo C (Winner) – Dignitas 0 x 2 Cloud9
20/03 – Grupo B (Lower) – EnVy 0 x 2 Mibr
15/03 – Grupo C – FunPlus Phoenix 1 x 2 Cloud9
15/03 – Grupo C – Orgless 1 x 2 Dignitas
14/03 – Grupo B – Chaos 2 x 0 mibr
14/03 – Grupo B – Gen.G 2 x 1 EnVy
13/03 – Grupo A – Copenhagen Flames 0 x 2 c0ntact
13/03 – Grupo A – MAD Lions 1 x 2 HAVU
