Foto: Reprodução
Então quer dizer que hoje você acordou inspirado? Levantou da cama com o pé direito. Ligou o computador e venceu aquela série de partidas ranqueadas do seu jogo favorito. Você sente dentro de si que está evoluindo e que pode contribuir muito mais do que simplesmente estar entre os melhores do servidor.
Sim, você quer ser um jogador profissional de e-sports. E eu já te adianto, as suas chances são grandes. Mas calma lá meu amigo, não é tão simples quanto parece.
Nós do All e-sports vamos tentar desmembrar em uma espécie de guia, quais são os passos que você deve seguir para conseguir esse feito.
Sem mais delongas, vamos nessa:
Por onde eu começo?
Primeiro, você precisa escolher um jogo, depois você precisa ser bom nesse mesmo jogo. O que seria classificado como ser bom? Não só ter um bom desempenho e estar sempre vencendo, é necessário que você mude a sua mentalidade.
A cada dia você deve treinar para sempre ser melhor do que você foi no dia anterior, como um verdadeiro atleta de esportes mais tradicionais. Com isso, aos poucos você irá evoluindo e conquistará o seu espaço de forma gradativa.
O que eu posso jogar?
É inegável que desde sempre os MOBAS e os jogo de tiro sempre estiveram mais em evidência desde os primórdios dos e-sports. Mas hoje, se você quiser ser realmente um jogador profissional, esse universo não se limita mais a esses dois estilos.
Porém, o ideal é que você opte sempre por jogos que estão em alta, podem ser citados nomes como League of Legends, Dota 2, Rocket League, Counter-Strike: Global Offensive, Rainbow Six Siege, Street Fighter 5, Fortnite, Hearthstone, Overwatch, Starcraft 2, FIFA, PUBG e Free Fire.
Está dando certo! Como devo prosseguir?
Se você viu que o seu empenho está dando certo, talvez seja uma boa hora para começar a investir na sua “marca” como um jogador. Você não precisa sair investindo rios de dinheiro ou sair em busca de um empresário como ocorre no futebol, pelo menos não por agora.
Mas você pode buscar um patrocínio, ou mesmo entrar em contato com equipes profissionais que estejam interessadas em recrutar jogadores. Além disso, nunca se esqueça, mantenha sempre o seu trabalho ativo, com fanpages nas redes sociais e também streams, para que todos possam te observar jogando.
Mantenha sempre uma rotina
Se você acha que vida de pro-player é mil maravilhas e que é só sentar na cadeira e ficar jogando o dia inteiro, já pode dar meia volta, pois você está completamente enganado.
Um pro-player precisa sim manter uma rotina regular caso ele queira ter sucesso. É muito importante organizar blocos de treinos, mas além de treinar, é necessário que o jogador se desenvolva e esteja sempre estudando o jogo.
“Mas como assim estudar o jogo?” Simples, assim como ocorre no League of Legends e no DOTA, por exemplo, um jogador precisa caminhar junto com o jogo, é necessário que ele sempre estude a meta atual daquele game para saber quais campeões e habilidades são mais favoráveis para sair com a vitória. Por isso, quando há uma grande atualização naquele jogo, é necessário estudar e reaprender novamente.
Porém, essas coisas nunca devem sobressair o bem estar do próprio jogador, ele precisa sempre estar bem consigo mesmo, além de manter a saúde em dia e dormir de forma regular (pode ter certeza, isso é muito importante).
Se você gostou deste humilde guia ou acha que esquecemos algo muito importante, deixa aí nos comentários.
